TECNOLOGIA APLICADA AO ESTUDO DE AGENTES INFECTO-PARASITÁRIOS E DOENÇAS RELACIONADAS

Na linha de pesquisa Tecnologia Aplicada ao estudo de agentes infecto-parasitários e doenças relacionadas são desenvolvidos projetos relacionados a virulência, patogenicidade, genotipagem, resposta imune e resistência de bactérias, parasitos, vírus e fungos relacionados a saúde humana e animal, além de estudos para qualificar o diagnóstico e o controle das diferentes doenças infecciosas.

EPIDEMIOLOGIA

A linha de pesquisa Epidemiologia tem como objetivo o estudo do processo saúde-doença no nível de populações e grupos, com ênfase nos problemas mais prevalentes na saúde materno-infantil, saúde do adulto, doenças infecciosas, assim como avaliações em intervenções clínicas. Os projetos de pesquisa inseridos nessa linha encontram-se articulados com as necessidades dos serviços de saúde existentes, procurando contribuir com a melhoria da saúde da população.

PROMOÇÃO-RECUPERAÇÃO DA SAÚDE

Na linha de pesquisa Promoção-Recuperação da Saúde são realizados estudos que buscam identificar estratégias de promoção-recuperação da saúde e articular os saberes relacionados ao processo saúde-doença e seus determinantes e suas implicações sobre a qualidade de vida individual e coletiva. Dentro dessa perspectiva são desenvolvidas pesquisas com produtos naturais, preservação de órgãos e saúde ambiental. Esta linha contempla ainda estudos voltados para a formação de recursos humanos para a promoção da saúde e educação em saúde.